Universalidade do Pecado

sábado, 28 de agosto de 2010

O que é Teologia Reformada?




A Teologia Reformada recebe seu nome da Reforma Protestante do século XVI, com suas ênfases teológicas distintas, mas é teologia solidamente baseada na própria Bíblia. Os crentes na tradição reformada têm alta consideração as contribuições específicas como as de Martinho Lutero, John Knox e, particularmente, de João Calvino, mas eles também encontram suas fortes distinções nos gigantes da fé que os antecederam, tais como Anselmo e Agostinho e principalmente nas cartas de Paulo e nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Os Cristãos Reformados sustentam as doutrinas características de todos os cristãos, incluindo a Trindade, a verdadeira divindade e humanidade de Jesus Cristo, a necessidade do sacrifício de Jesus pelo pecado, a Igreja como instituição divinamente estabelecida, a inspiração da Bíblia, a exigência para que os cristãos tenham uma vida reta, e a ressurreição do corpo. Eles sustentam outras doutrinas em comum com cristãos evangélicos, tais como justificação somente pela fé, a necessidade do novo nascimento, o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo e a Grande Comissão.


1. A Doutrina das Escrituras
O compromisso da reforma para com a Escritura enfatiza a inspiração, autoridade e suficiência da Bíblia. Uma vez que a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto, tem a autoridade do próprio Deus, os reformadores afirmam que essa autoridade é superior àquela de todos os governos e de todas as hierarquias da Igreja. Essa convicção deu aos crentes reformados a coragem para enfrentar a tirania e fez da teologia reformada uma força revolucionária na sociedade. A suficiência das Escrituras significa que ela não necessita ser suplementada por uma revelação nova ou especial. A Bíblia é o guia completamente suficiente para aquilo que nós devemos crer e para como nós devemos viver como cristãos.
Os Reformadores, em particular, João Calvino, enfatizaram o modo como a Palavra escrita, objetiva e o ministério interior, sobrenatural do Espírito Santo trabalham juntos, e o Espírito Santo iluminando a Palavra para o povo de Deus. A Palavra sem a iluminação do Espírito Santo mantém-se como um livro fechado. A suposta condução do Espírito sem a Palavra leva a erros excessos. Os Reformadores também insistiam sobre o direito de os crentes estudarem as Escrituras por si mesmos. Ainda que não negando o valor de mestres capacitados, eles compreenderam que a clareza das Escrituras em assuntos essenciais para a salvação torna a Bíblia propriedade de todo crente. Com esse direito de acesso, sempre vem a responsabilidade sobre a interpretação cuidadosa e precisa.
2. A Soberania de Deus
Para a maioria dos reformadores, o principal e o mais distinto artigo do credo é a soberania de Deus. Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto poder e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Deus não fica alarmado, frustrado ou derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado ou pela rebeldia de suas criaturas.
3. As Doutrinas da Graça
A Teologia Reformada enfatiza as doutrinas da graça.
Depravação Total: Isso não quer dizer que todas as pessoas são tão más quanto elas poderiam ser. Significa, antes, que todos os seres humanos são afetados pelo pecado em todo campo do pensamento e da conduta, de forma que nada do que vem de alguém, separado da graça regeneradora de Deus, pode agradá-lo. À medida que nosso relacionamento com Deus é afetado, nós somos tão destruídos pelo pecado, que ninguém consegue entender adequadamente Deus ou os caminhos de Deus. Tampouco somos nós que buscamos Deus, e, sim, é ele quem primeiramente age dentro de nós para levar-nos a agir assim.
Eleição Incondicional: Uma ênfase na eleição incomoda muitas pessoas, mas o problema que as preocupa não é realmente a eleição; diz respeito à depravação. Se os pecadores são tão desamparados em sua depravação, como a Bíblia diz que são, incapazes de conhecer a Deus e relutantes em buscá-lO, então, o único meio pelo qual eles podem ser salvos é quando Deus toma a iniciativa de mudá-los e salvá-los. É isso que significa eleição. É Deus escolhendo salvar aqueles que, sem sua soberana escolha e subseqüente ação, certamente pereceriam.
Expiação Limitada: O nome é, potencialmente, enganoso, pois ele parece sugerir que os reformadores desejam de alguma forma limitar o valor da morte de Cristo. Não é o caso. O valor da morte de Cristo é infinito. A questão é saber qual é o propósito da morte de Cristo e o que ele realizou com ela. Cristo pretendia fazer da salvação algo não mais que possível? Ou ele realmente salvou aqueles por quem morreu? A Teologia Reformada acentua que Jesus realmente fez a propiciação pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera. Ele realmente aplacou a ira de Deus para com seu povo, assumindo a culpa sobre si mesmo, redimindo-os verdadeiramente e reconciliando verdadeiramente aquelas pessoas específicas com Deus. Um nome melhor para expiação “limitada” seria redenção “particular” ou “específica”.
Graça Irresistível: Abandonados em nós mesmos, nós resistimos à graça de Deus. Mas, quando Deus age em nosso coração, regenerando-nos e criando uma vontade renovada, então, o que antes era indesejável torna-se altamente desejável, e voltamo-nos para Jesus da mesma forma como antes fugíamos dele. Pecadores arruinados resistem à graça de Deus, mas a sua graça regeneradora é efetiva. Ela supera o pecado e realiza os desígnios de Deus.
Perseverança dos Santos: Um nome melhor seria “perseverança de Deus para com os santos”, mas ambas as idéias estão realmente juntas. Deus persevera conosco, protegendo-nos de deixar a fé, que certamente aconteceria se ele não estivesse conosco. Mas, porque ele persevera, nós também perseveramos. Na realidade, perseverança é a prova definitiva de eleição.
4. Mandato Cultural
A Teologia Reformada também enfatiza o mandato cultural ou a obrigação de os cristãos viverem ativamente em sociedade e de trabalharem para a transformação do mundo e suas culturas. Os reformadores tiveram várias perspectivas nessa área, dependendo da extensão como acreditam que a transformação seja possível. Mas, no geral, concordam com duas coisas. Primeira, nós somos chamados para estar no mundo e não para nos afastarmos dele. Isso separa os reformadores crentes do monasticismo. Segunda, nós devemos alimentar os famintos, vestir os despidos e visitar os prisioneiros. Mas as principais necessidades das pessoas são espirituais, e a obra social não é substituto adequado para a evangelização. Na verdade, o empenho em ajudar as pessoas só será verdadeiramente eficiente se seu coração e mentes forem transformados pelo Evangelho. Isso separa os crentes reformados do simples humanitarismo.
Tem-se alegado que, para a Teologia Reformada, qualquer pessoa que crê e faça parte da linha reformada perderá toda a motivação para a evangelização. “Se Deus vai agir, por que devo me preocupar?” Mas não é assim que funciona. É porque Deus executa a obra que nós podemos ter coragem de nos unirmos a ele, da forma como ele nos ordena a agir. Nós agimos assim alegremente, sabendo que nossos esforços jamais serão em vão.

Que possamos, realmente saber o Significa de teologia reformada, que não é descursões, mais uma Teologia Biblica, que introduz a Soberania de Deus, é nos mostra que somos pecadores, que nada temos e nada somos e não vinher desse Deus Glorioso.
No Amor de Cristo Jesus. Yuri Silva

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Total Depravity (Depravação total) - Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais.

A Depravação Humana

Jeremias 17.9; Romanos 8.1-11; Efésios 2.1-3; Efésios 4.17-19; 1 João 1.8-10
Conforme dissemos no capítulo anterior [O Pecado Original], um ponto comum de debate entre os teólogos concentra-se na pergunta: os seres humanos são basicamente bons ou basicamente maus? A base sobre a qual o argumento se move é a palavra basicamente. É um consenso praticamente universal que ninguém é perfeito. Aceitamos a máxima que diz que "errar é humano".
       
 
 A Bíblia diz que "
todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm. 3.23). A despeito desse veredito da falência humana, em nossa cultura dominada pelo humanismo ainda persiste a idéia de que o pecado é algo periférico ou tangencial à nossa natureza. De fato, somos maculados pelo pecado. Nosso registro moral é repreensível. Mesmo assim, de alguma maneira pensamos que nossas obras más residem na extremidade ou na periferia do nosso caráter e nunca penetram o âmago. Basicamente, conforme se supõe, as pessoas são inerentemente boas.
     
 
Depois de ser resgatado do cativeiro no Iraque e de ter experimentado em primeira mão os métodos corruptos de Sadam Husseim, um refém americano declarou: "A despeito de tudo que suportei, nunca perdi a confiança na bondade básica das pessoas", Talvez esta visão se apóie em parte sobre a tênue escala da bondade e da maldade relativa das pessoas. Obviamente, algumas pessoas são muito mais perversas do que outras. Perto de Sadam Hussein ou de Adolf I Hitler, o pecador comum fica parecendo santo. Entretanto, se olharmos para o padrão supremo de bondade — o caráter santo de Deus —, perceberemos que aquilo que parece ser bondade básica no padrão terreno, é extrema corrupção.
      
 
A Bíblia ensina a depravação total da raça humana. Depravação total significa corrupção radical. Temos de ter cuidado para ver a diferença entre depravação total e depravação absoluta. Ser completamente depravado significa ser o mais depravado possível. Hitler era extremamente depravado, mas ainda poderia ter sido pior do que era. Eu sou pecador. Mas poderia pecar com mais freqüência e com mais gravidade do que faço. Não sou absolutamente depravado, mas sou totalmente depravado. Depravação total significa que eu e todas as demais pessoas somos depravados ou corrompidos na totalidade do nosso ser. Não existe nenhuma parte de nós que não tenha sido tocada pelo pecado. Nossa mente, nossa vontade e nosso corpo estão afetados pelo mal. Proferimos palavras pecaminosas,praticamos atos pecaminosos e temos pensamentos impuros.
Nosso próprio corpo sofre a destruição do pecado.
    
 
 Talvez depravação radical seja um termo melhor do que “depravação total” para descrever nossa condição caída. Estou usando a palavra radical não tanto no sentido de extremo, mas com um sentido mais próximo do seu significado original. Radical vem da palavra latina para “raiz” ou âmago”. Nosso problema com o pecado é que ele está enraizado no âmago do nosso ser. Permeia todo nosso coração. O Pecado está no nosso âmago e não simplesmente no exterior da nossa vida, e por isso a Bíblia diz:

Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se  extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Romanos 3. 10-12
 É por causa dessa condição que a Bíblia dá o seu veredito: estamos “mortos em nossos delitos e pecados” (Ef 2.1); estamos “vendidos à escravidão do pecado” (Rm 7.14); somos “prisioneiros da lei do pecado” (Rm 7.23) e somos “por natureza filhos da ira” (Ef 2.3). Somente por meio do poder transformador do Espírito Santo podemos ser tirados desse estado de morte espiritual. É Deus quem nos vivifica, quando nos tornamos feitura dele(Ef 2.1-10).
"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, (Ef 2.1-4)
Autor:  R. C. Sproul
Fonte: 2º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.



Comentario Yuri Silva:


Assim, todos pecaram sem destinção de raça, cor, posição social e assim estão separados de Deus, por isso o ser humano não pode de maneira nenhuma buscar a Deus por si mesmo, ou querer fazer algo bom diante de Deus pois seu coração esta lançado e mergulhada na maldade no pecado, na Iniquidade. vemos então a Depravação total como de fato um grande Ensinamento Bilblico que nos mostra que Deus na sua Infinita Graça e misericordia nos Chamou, nos Elegeu antes da fundação do Mundo e nos separou para Si mesmo.
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Pela sua infinita Graça que somos salvos, não pelos nossos merecimentos, mais por que ele decidiu nos Salvos. A Ele pois Toda Gloria, Honra e Louvor para todo Sempre, Amém.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

 Comentario de Isaías Capitulo 6...
pra Mim e umas dos Capitulos mais Profundos de Isaías.
Deus fala muito ao meu coração todas as vezes que leio esse texto.

Capitulo 6.1

O rei uzias estava sentenciado á morte, em decorrencia da lebra que veio como julgamento divino á sua presunção ( 2ª Cr 26: 16-21. Assim o trono de judá estava vago,  Era um tempo de crise. A morte de uzias veio como uma decepção para o jovem Isaías... Diante desse tempo tão desafiador, a Esperança Rompe sua alma quando ele tem a visão de Deus e Sua gloria.

Vs 2 ao 4

Numa época em que o trono de judá estava desoculpado, pela morte do rei uzias isaias declarou:
Eu vi ao senhor, o verdadeiro Rei eterno, o Unico que é imortal, assentado sobre um alto e siblime trono e o seu séquito enchia o templo.  João entendeu que a gloria que Isaías viu referia-se a Jesus Cristo ( jo 12.41) Entronizado e exaltado o templo com a gloria do esplendor da transfiguração. Ao redor dele estavam os Serafins indignos de Olhar Eles cobriam Seus rostos e seus pés diante da sua Santidade majestosa.

Me chama Atenção tambem, ta Missão dos serafins de cantar que expressa a Santidade do Senhor dos Exercitos. e de uma reverencia jubilo tão Grande  que os Fundamentos dos umbrais das portas do templo vibravam enquanto o cantico de santidade ressoava. Tremendo né?

Vs 5

1ª Quero dizer que somente os Santos veem a Deus e VIVE... ( Exodo 33.20) Qualquer Homem Diante da presença Gloriosa de Deus esta conciente da sua Insignificancia no Hebraico a Palavra " ai de mim" quer dizer " Só posso emudecer" Indigno de cantar louvores a Deus ou proclamar a mensagem de Deus". Um Homem de labioas Impuros não pode dizer Sinceramente  " Santo, Santo, Santo", Por que os labios Expressam o que há na Alma.

A Situação da Sociedade.

Isaias percebeu que as pessoas que viviam no seu Meio era pessoas de labios Impuros, Diante da Adoração celestial, o profeta estava  conciente dos defeitos e devoção do seu povo. Os Olhos que Viram o rei o Senhor dos Exercitos devem Clamar por purificação.

Vs 6-7

Uma dos Serafins com uma brasa viva, tocou no local de sua maior necessidade...
Tua Iniquidade ( Oscilação) Foi tirada, e purificado ( expiado) O teu pecado ( maldade)
Assim pelo fogo e Amor divino todas as impurezas pecaminosas foi queimada da boca e do coração de isaías.

Vs 8-9

Isaias ouviu a voz do Senhor pedindo um obreiro e mensageiro:
A quem inviarei, e quem há de ir por nós?

Isaias Exclamou  " Eis-me aqui envia-me a Mim"
 Frase que lii: " O verdadeiro servo de Deus vai por que seu coração o move em amor santo para a tarefa"

Outra Frase benção que já Lii...
" O verdadeiro chamado é o grito de um coração que ouviu a mensagem celestial e anseia ir contar ao mundo a respeito do amor de Deus..."

Em isaias 6: 1-8 nos Aprendemos...

1ª Visão Salvadora, 2ª isaias viu a Deus, 3ª Isaías viu sua propria pecaminosidade, 4ª Isaías viu a Graças de Deus, 5ª isaías viu a obra atribuida a ele.

 
Vs 9-13

Vejo a Obediencia de isaias quando Deus diz: Vai e dize a este povo.
era uma tarefa muito dificio ele não seria admirado nem amado, mais cumpriria a missão de uma Servo sofredor do Senhor.ele mesmo fala em isaias 53:1 " quem deu credito á nossa pregação."
mais ele semeou e viveu o proposito do Mestre...